FISL10: Expresso 2.0

Depois da palestra que assisti no dia 25/06 da DATAPREV, fiquei muito curioso para conhecer melhor a ferramenta de e-mail Expresso, por isso não perdi a oportunidade.

Dessa vez, a palestra começou com atraso e com muita gente impaciente na porta de entrada da sala, devido a palestra anterior ter ultrapassado o limite de tempo. Auditório lotado, Walter Zapalowski apresentou a ferramenta ao público.

Na apresentação deu para perceber que o Expresso 2.0 é muito mais que um webmail, sendo uma ferramenta muito robusta para comunicação e está expandindo para outras áreas como colaboração. A ferramenta chega a conseguir se interligar com o Asterisk para fazer ligações VOIP com apenas um click.

Algo legal que o Zapalowski demonstrou é que os desenvolvedores (que não é apenas a SERPRO e a DATAPREV) estão muito preocupados em deixar a ferramenta extremamente configurável, para facilitar a adoção por outras empresas, seguindo o verdadeiro espírito de Software Livre.

Aparentemente existe uma colaboração muito grande com troca de código com a comunidade, o que é muito louvável.

Existe uma gama enorme de recursos, como possibilidade de usar Cerficação Digital de nível A1 (com a chave gravada em disco) e até A3 (com tokens), algo que não se tem notícia que outra ferramenta de webmail livre disponha.

Outros recursos que chamaram a atenção é a possibilidade de poder se trabalhar off-line no módulo de e-mail, sendo que está sendo implementando esse recurso para o módulo de agenda.

Além de poder trabalhar off-line, é possível sincronizar o Expresso com versões mais leves que rodam em celulares e outros dispositivos similares.

O Expresso nasceu na CELEPAR (Paraná) e desde 2005 é a ferramenta de comunicação eletrônica do governo de lá, sendo desenvolvido em PHP e AJAX, mas com uma gama muito grande de tecnologias livres agregadas como o GoogleGears, entre outras.

Durante a palestra eu fiquei com a impressão que o desenvolvimento do Expresso foi uma espécie de “resposta” ao fechamento do código do DIRETO da PROCERGS. Aliás, Marcos Mazoni, antigo diretor da PROCERGS (me lembro dele no primeiro FISL) abriu a apresentação da palestra (em tempo: agora ele é diretor da SERPRO)…

Tags: , , , ,

Deixe um comentário