FISL14: Monitorando Data Center com Arduíno

Essa é uma daquelas palestras que você assiste e vai embora motivado em testar o que foi apresentado. Nesse sentido, na semana seguinte que passou, acabei comprando meu primeiro Arduíno, com um kit básico de lcd e sensor de temperatura. Espero logo-logo, estar produzindo algo de qualidade, como o apresentado pelo Aguinaldo Bezerra Batista Júnior.

Ele trabalha no CPD do Centro de Lançamento de Foguetes da Barreira do Inferno, um órgão da Aeronáutica Brasileira, que fica localizado no Rio Grande do Norte.

Lá eles tem graves problemas com temperatura e umidade alta, e por esse motivo, necessitavam de um sistema de monitoramento do ambiente do CPD. Por 3x eles tentaram adquirir por pregão uma versão comercial, cujo custo aproximado para o governo seria em torno de 15mil reais, mas não apareceram empresas interessadas.

Devido a isso, Aguinaldo partiu para uma solução alternativa e durante as suas férias, adquiriu um kit Arduíno, aprendeu o funcionamento e implementou uma solução livre para o monitoramento, a um custo em torno de R$ 260,00 (importando os componentes).

A solução dele, era composto de um Arduíno Mega genérico, uma shield ethernet (shield é tipo uma placa de expansão para o Arduíno), uma shield GPRS, para comunicação com a rede de telefonia móvel, um shield de prototipagem com uma protoboard para montar os sensores, um lcd de celular nokia 5110 e um led tricolor.

A solução monitorava temperatura (com chip digital e analógico, para redundância), umidade do ambiente, se o prédio estava energizado com um adaptador AC de 5v (que ele utiliza como sensor) ligando no input digital do microcontrolador, sensor rudimentar de presença (por meio de um sensor de luminosidade), entre outros.

Para o aviso de evento, o Aguinaldo utilizou o Xively para enviar e-mails e além disso o Arduíno envia SMS pela rede de telefonia móvel, bem como ele pode utilizar esse módulo para monitorar os dados do Datacenter, através da troca de SMS com o sistema.

Tags: , , , ,

Deixe um comentário