FISL11: N900

Anahuac de Paula Gil apresentou o N900 de uma forma bem descontraída. Ele jura que não é “garoto-propaganda” da Nokia, mas defendeu tanto o dispositivo que eu fiquei com sérias dúvidas.

Sou usuário do N800, que seria um antecessor do N900, mas o que esse novo dispositivo permite está muito além do que um smartphone convencional oferece, como por exemplo saída de vídeo (Anahuac apresentou os slides da palestra diretamente de seu aparelho), processador robusto, saída infravermelho (que permite o aparelho controlar TVs, por exemplo), etc.

Mas o que ficou de mais importante na palestra, e que eu ainda não tinha me dado conta, é que o N900 permite UTILIZAR SOFTWARE LIVRE no equipamento, ou seja, é o primeiro smartphone com software livre (o N800 não é telefone, apenas tablet). E não estou me referindo ao Maemo, que agora está em declínio, mas de usar o próprio Debian para ARM no aparelho. Realmente revolucionário esse N900!

Tags:

Deixe um comentário